quinta-feira, 31 de maio de 2007

VARAL VIRTUAL - MARIO PIRATA


time escalado


não sou Bilac, não tenho pátria, tic-tac
não li Cabral, mais-que-perfeito, oriental
dei Bandeira, vi Osvald de Andrade
fazer alarde com o pau-brasil pra fora
amei Vinícius, no meu ibope deu Raul Bopp
quebrei a louça com Gregório
de matos rios e florestas
joguei pião com Murilo Mendes
ganhei na bolinha de rima do Jorge de Lima
fui simbolista, agora flamengo, artista
não sou Gullar, pintou sujeira, azar
grego e troiano, copiei Afonso, o romano
na paisagem dos Campos eu falei
para Cecília: odara ou Décio
nem uísque, nem a vodca do Leminski
mas os sucos naturais da Alice Ruiz
nem Castro nem Alves
escolho poemas entre cestos e jarros
com o verdureiro Manoel de Barros
colhi rosas com Guimarães
corri pelo prado com Adélia
no patinete do Monteiro
no carrinho de lomba do Lobato
nasci no Porto que era Alegre
engoli bem cedo a língua
e fiquei com o meu próprio sotaque
sou do time do texto malandro, da poesia
do terreno baldio-meia-lua-janelinha
Drummond morreu
então Quintana sou eu


- mario pirata

Nenhum comentário: